Notícia

De um sonho de melhorar a vida das pessoas nasceu uma ideia. Conheça nossa história!

Tudo começou com estudantes de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Londrina, prestes a se formar queriam desenvolver algo para impactar a vida das pessoas.

Bom, como todos sabem essa é uma fase muito importante, onde você se depara com um encerramento de ciclo e com algumas ideias de caminhos para seguir, algumas dúvidas, alguns medos. Podemos dizer então que esse foi um primeiro desafio enfrentado, qual rumo seguir? Eles decidiram manter sonho. Eles queriam impactar a vida das pessoas.

Com o diploma em mãos e o sonho pulsante na bagagem, transformaram a ideia em um projeto e submeteram-no a banca avaliadora Incubadora Internacional de Empresas – INTUEL, sendo aprovados.

A ideia inovadora era uma empresa que criasse soluções tecnológicas para área da saúde, sendo o primeiro produto um sistema que monitorava o uso aparelho odontológico removível, batizado de iUSE. Esse aparelho permitia ao dentista acompanhar o uso do aparelho pelo paciente e com isso definir novos rumos para o tratamento e o paciente ao saber que estava sendo monitorado não deixava de seguir as recomendações.

Em poucos meses de trabalho na incubadora, sentiram que já era hora de dar um importante passo, reuniram os papeis para ir fundo nesse sonho. Dia 31 de Julho de 2008 foi então aberta legalmente a empresa HS TECHNOLOGY.

Com poucos meses de trabalho, em agosto ficaram prontos os primeiro protótipos e em novembro surgiu à oportunidade de expor o produto na 4ª feira da ideia e inovação. Sim, eles ganharam. Em primeiro lugar. Ganharam um cheque de MIL reais, que para eles era uma fortuna. Sabe como gastaram o dinheiro? Comprando mais componentes para mais desenvolvimento do produto.

Sonhos requerem muito esforço e provações. E com eles não foi diferente, ficamos diante do nosso segundo desafio. Com a pretensão de colocar o produto no mercado nos deparamos com a ANVISA uma barreira necessária para realização desse sonho. Dentro da incubadora isso não era possível precisaríamos de um espaço nosso para que tivéssemos a autorização de funcionamento, um local mais amplo que realmente pudesse atender as exigências do sistema de gestão.

Desafio colocado foi necessário rever as estratégias, pois o caminho seria árduo e longo para poder alcançar voos maiores. A empresa sequer tinha recursos suficientes para se manter, por isso começou a desenvolver produtos para terceiros na área da saúde, adquirindo know how e recursos suficientes para se manter ativa.

O ano de 2009 foi de estruturação, fortalecimento e MUITO aprendizado, prestando serviços para terceiros e evoluindo o protótipo funcional IUSE, sistema que monitorava o uso do aparelho odontológico removível.

No mesmo ano surgiu uma oportunidade que colocava em cheque o proposito da empresa.

A EIDEE, uma empresa de design que também fazia parte da incubadora precisava desenvolver um produto para um cliente e procurou a HS para fazer a parte eletrônica.
O desenvolvimento não era para área da saúde, mas ajudaria muito o processo de capitalização da empresa que seria necessário para superar o seu principal desafio, a regulação do setor.

Parecia ser algo simples, mas outro desafio vinha pela frente, não era apenas uma prestação de serviço, mas sim atuar como uma indústria fornecendo a parte eletrônica desse produto. Tiveram que aprender na pratica e sequer havia recursos suficientes para produzir o primeiro lote, que era grande para a empresa, tiveram então que pegar um empréstimo com à agência de fomento do Paraná. Não tinham certeza se daria certo, foi um desafio produzir e entregar, foi um tiro no escuro. Mas com esse lote sentiram o peso de ser indústria, um misto de medo e alegria. Venceram esse desafio, mas ainda não era o que buscaram, queriam mesmo era melhorar a vida das pessoas.

Após 6 meses atuando como indústria e capitalizando conseguiram a tão sonhada sede, aonde poderia ser possível adequar as exigências regulatórias.

A oportunidade de ouro. Ainda não sabíamos disso, mas de uma dor nasceu uma grande oportunidade. A avó de um dos sócios tinha uma loja, trabalhava em pé durante o dia todo e constantemente relatava de dores. Todo ano ela ia para São Paulo fazer palmilhas ortopédicas, gastava muito com o tratamento, pois ia de Londrina para São Paulo e a produção das palmilhas não era barata, um grande transtorno, mas necessário para ela.

Foi então que uma pessoa próxima à família descobriu que em Londrina havia um fisioterapeuta que fazia esse serviço de palmilhas. Acharam tudo muito interessante, pois ele trabalhava com uma técnica nova, em um nicho de mercado da área da saúde carente de equipamentos.

Em paralelo ao processo de descobertas a avó de um dos sócios foi atendida por essa técnica e ela relatou uma melhora significativa e imediata em sua qualidade de vida. Pronto! Encontraram o caminho. Uma oportunidade de atuar na área da saúde seguindo o sonho de melhorar a vida das pessoas.

Foi uma fase de muito entusiasmo, além de descobrirem essa oportunidade, o agradecimento e o amor que um dos sócios recebeu de sua avó realmente foi uma grande marca para o inicio da empresa, ela ficou muito feliz e agradecida, um presente do neto que ela jamais vai esquecer.

O protótipo do primeiro produto ficou pronto em um mês e já levaram para testes. Nos meses seguintes vendo o retorno que a técnica trazia para os pacientes e a necessidade dos profissionais em terem equipamentos melhores com mais tecnologia, foi criada a linha PodoTech em Outubro de 2010 para que mais pessoas pudessem ser impactadas.

Primeiras exportações e o nascimento do BaroScan

Com pouco mais de um ano no mercado a linha PodoTech atingiu tamanho padrão de qualidade que inverteu a logica de mercado exportando as primeiras unidades para França, um dos mercados mais exigentes do mundo em termos de qualidade.

A linha PodoTech foi crescendo aos poucos e em Abril de 2012 se tornou o carro chefe da empresa. Junto a esse importante marco a empresa tomou uma decisão que iria mudar para sempre os rumos de sua história: Desenvolver um baropodômetro nacional, esse era o grande desafio. Fomos muito otimistas e ousados, o plano inicial era colocar o produto no mercado em dezembro daquele mesmo ano, mas não foi bem assim, esse com certeza seria o nosso maior desafio, um equipamento de alta complexidade em um mercado tão regulado pela ANVISA, é claro que não seria tão simples.

Os desafios foram enormes mas conseguimos, e como vocês sabem hoje o BaroScan é o baropodômetro da HS Technology, demorou 6 anos para sair do forno e hoje ele é o carro chefe da empresa, eu tenho certeza que valeu a pena, e vocês?

Nos anos seguintes a empresa foi crescendo, a linha PodoTech expandiu, novos produtos sugiram, novas tecnologias desenvolvidas e em paralelo o desenvolvimento do BaroScan ia a todo vapor, porem ate esse ponto a empresa ainda não tinha certeza se a tecnologia que estava sendo desenvolvida iria funcionar realmente…

Em Dezembro de 2013 a empresa muda para um nova sede um espaço mais amplo e totalmente adequado às exigências regulatórias da ANVISA. Em Março de 2014 finalmente a tecnologia do BaroScan é validade, isso quer dizer somente a partir desse ponto a empresa passa a ter a segurança que de a tecnologia funciona, é eficaz e de qualidade.

Em 2015 depois de um longo trabalho a empresa enfim implementa o sistema de gestão da qualidade adequado as boas praticas de fabricação da ANVISA.  Nesse mesmo ano é vistoriada obtendo a AFE para produtos da saúde com louvor.

Em março de 2016 os primeiros parceiros começam a validar no mercado o nosso BaroScan que até então nem nome tinha. As avaliações foram muito positivas e os feedbacks essências para contemplar a versão final que é vendida hoje. Em dezembro deste mesmo ano o BaroScan é aprovado nos ensaios do INMETRO, mas não foi tão simples assim como pensávamos, mas essa é uma história a parte que vamos contar depois, contaremos todos os detalhes da história do BaroScan. A HS não para de buscar melhorias em seus padrões de qualidade, desde a implementação das boas praticas de fabricação o sistema de gestão da empresa foi evoluindo, sendo certificada na norma ISO 9001 em 2016 e mais recentemente na ISO 13485, norma internacional que define os requisitos do sistema de gestão de qualidade para fabricantes de produtos médicos.

A vontade era grande de colocar o BaroScan em comercialização após muitos anos de estruturação, mas ele não seria lançado sem os registros devidos, portanto após essas conquistas com a certificação INMETRO em Janeiro de 2018 e o registro da ANVISA em Fevereiro, fizeram então o site a marca e o lançamento do primeiro baropodômetro nacional, o BaroScan.

Muitas novas conquistas vieram com esse lançamento, participações em feiras Enafip, Hospitalar, Congresso Internacional de Podologia e para contemplar os 10 anos da HS Technology em dezembro daquele ano o BaroScan é oficialmente o carro chefe da empresa.

A empresa conquistou o selo GPTW (Great Place to Work), que significa que a HS Technology foi reconhecida por ser um ótimo lugar para se trabalhar e também recebeu o Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance.

A HS não para de crescer e buscar sempre o que é a sua essência e a vontade de ser melhor.

Agora somos HS Technology for a Healthy Society. Por uma sociedade mais saudável. Acreditamos e buscamos isso em todos nossos trabalhos, desde o desenvolvimento de um produto pensando no bem que ele trará ao nosso cliente e ao paciente dele, quanto internamente com nossa equipe e assim poderem proliferar para as suas família e para comunidade como um todo.

 

Notícias | »